top of page

Esgoto entupido pode trazer sérios problemas de saúde!

O esgoto entupido está longe de ser apenas um problema incômodo. Ele pode levar a sérios problemas de saúde por causa do contato com a água contaminada. É sobre isso que falaremos neste texto, portanto, continue sua leitura!



homem abrindo tampa do esgoto para desentupir
Esgoto entupido pode trazer sérios problemas de saúde!

Esgoto entupido pode trazer sérios problemas de saúde!

Como a contaminação acontece


Ao ouvir a palavra “esgoto” a maior parte das pessoas pensa em uma água muito suja, saindo de grandes tubulações e caindo em rios. Mas o acúmulo do esgoto começa muito antes, nas casas e espaços comerciais que possuem sistema de esgoto.


É importante ter isso em mente porque a água que entra pelos canos e fica parada neles, acaba se contaminando com uma série de microrganismos, que provocam diversas doenças.


Quando há entupimento, a água fica parada por um tempo, impedida de passar pelos canos e, após algum tempo, ela começa a voltar pelos ralos. Isso acontece quando a obstrução completa do encanamento e não há por onde ela seguir nas tubulações.


Ao voltar pelo ralo, ela fica exposta e é um risco a qualquer tipo de contato que se tem com ela. Por isso, aquela água que se acumula ao redor dos ralos, quando a água não está escoando como devia, não é inofensiva.


Ela contém esses microrganismos do esgoto e o contato com ela é perigoso.


E ele pode acontecer até mesmo sem querer: durante a lavagem de louça na pia, ou durante o banho, ao tocar com os pés na água suja.


Assim, é muito importante solucionar problemas com o esgoto entupido o quanto antes, para não expor os moradores ou pessoas que convivem no local a danos em sua saúde.


Doenças transmitidas pelo esgoto


Agora que você já sabe como acontece a transmissão de doenças, a partir do esgoto entupido, conheça algumas das doenças possíveis de pegar através do contato com a água suja:


Doenças gastrointestinais


As doenças gastrointestinais têm como principal causa a infecção causada por vírus, bactérias e parasitas. Muitas deles, presentes no esgoto. Ao toque, pode haver contaminação, que levará a sintomas gástricos em poucos dias, como dores abdominais e diarreia.


Hepatite A e outras infecções virais


As infecções virais são transmitidas por qualquer água ou alimento contaminados. Entretanto, o esgoto é uma dessas vias de transmissão e a exposição a ele pode causar infecção.


Problemas respiratórios


O mau cheiro do esgoto não é apenas incômodo. Ele contém diversos gases tóxicos aos humanos e podem colocar em risco as vias respiratórias e a saúde pulmonar de quem o exala.

Dermatites e infecções cutâneas


O contato com a água que volta do esgoto entupido pode levar a irritações na pele e outras doenças relacionadas. As pessoas que já possuem doenças de pele tendem a ver seus sintomas aumentados após a exposição à água suja.


Doenças parasitárias


Há diversos parasitas e vermes no esgoto e todos podem ser transmitidos pelo contato com a água. Alguns exemplos são amebíase, a giardíase, a esquistossomose e a teníase.


Desentupir sozinho é um risco


A exposição a todos os microrganismos mencionados acima e a outros que não trouxemos neste artigo pode levar a doenças simples ou sérias.


E, mesmo utilizando luvas para proteção, pode acontecer o contato não intencional com a água suja, levando à contaminação.


Por isso, o ideal é contatar uma desentupidora especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para solucionar o problema do esgoto entupido.


A empresa mandará seus profissionais, devidamente treinados e qualificados, até o local para avaliação, escolha do melhor método e realização do procedimento.


Utilizando equipamentos adequados para a remoção da sua obstrução e para a proteção contra o contato com a água, eles farão o desentupimento de forma rápida e segura.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page