top of page

Tudo que você precisa saber sobre torneiras

Branca, dourada, metálica, rosa e até preta. Temos infinitas opções em torneiras que imitam até o mármore ou com detalhes em pedra.

Podemos escolher um amplo leque de modelos e funções para as torneiras. Mas antes de escolher a torneira perfeita para o nosso projeto, existem inúmeros e importantes aspectos que devem ser levados em consideração.

Para escolher sua torneira para banheiro é necessário analisar diversas tendências e opções, e saber escolher entre todas as possibilidades do mercado para garantia de sucesso em seu projeto.

Vamos analisar alguns pontos fundamentais sobre torneiras e tudo que é necessário analisar ao escolher a sua. Vamos lá.


torneira gourmet
Linda torneira para a casa nova


Tipos de torneiras


Basicamente, estas são as torneiras mais comuns;


  • Torneira de cozinha

  • Toneira de banheiro

  • Torneira gourmet

  • Torneira clínica

  • Torneira monocomando

  • Torneira misturadora (quente e frio)

  • Torneira de jardim

  • Torneira automática

O tipo de torneira a escolher e seu design

O design ou o tipo de torneira é importante, mas primeiro devemos estudar qual será sua situação e o espaço que teremos para sua instalação.

Será fundamental conhecer as possíveis limitações e principalmente as medidas da pia, pois seu tamanho influenciará na extensão que nossa torneira deverá cobrir.

Da mesma forma, levaremos em consideração a distância da parede, a abertura da janela no caso de tê-la ou a distância com os móveis. Também devemos pensar se queremos colocá-la na bancada ou na parede, embora este último seja menos frequente e possa ser encontrado em algumas casas.


Durabilidade e higiene

A durabilidade e a limpeza são duas das questões que serão fundamentais neste tipo de torneira para cozinha, sobretudo com o passar do tempo e daí a importância de optar por materiais e acabamentos de qualidade.

As marcas d'água inevitavelmente aparecerão em algum momento e todos nós gostaríamos que o brilho de uma nova torneira permaneça o maior tempo possível. Por isso é importante pensar em torneiras bem conservadas e com materiais de alta qualidade.


Tipo de material

O material em que são feitas é muito importante. O inox e o cromado costumam ser os mais utilizados entre as casas.

A popularidade do aço inoxidável se deve à sua resistência, durabilidade e por ser um dos materiais mais higiênicos, pois possui propriedades antibacterianas. Também muito utilizadas são as torneiras cromadas com acabamento metalizado, que quando combinadas com os diferentes elementos da cozinha como a bancada, criam uma decoração que pode ser muito marcante e moderna.

Além disso, se secarmos as gotas de água após cada uso e usarmos produtos suaves para limpar o cromo, a manteremos brilhante por muito tempo.


Tipos de torneiras por material

Na maioria das casas estamos habituados a ver torneiras em inox e cromadas, mas a verdade é que podem ser feitas em muito mais materiais, detalhe que nos dará a oportunidade de fazer da torneira um elemento mais integrado na decoração da cozinha ou de qualquer ambiente que deseja instalá-la.


Torneiras de aço inoxidável

Este material é muito higiênico porque possui propriedades antibacterianas. É resistente e durável, além de caber em todos os estilos de cozinha e nunca estar desatualizado. Também suporta acabamentos brilhantes, foscos ou escovados.


Torneiras cromadas

As torneiras cromadas são geralmente feitas de latão ou cromo e recebem esse tipo de acabamento metálico. Ao combiná-la com os diferentes elementos da cozinha, como a bancada, cria uma decoração que pode ser muito marcante e moderna.

Ao secar as gotas de água após cada uso e usar produtos suaves para limpeza, o cromo durará muito tempo.


Torneiras de latão, cobre ou bronze

Qualquer um desses três materiais é perfeito para cozinhas e banheiros que procuram um ar retrô, vintage ou rústico, graças à sua cor e porque são materiais que foram muito vistos há alguns anos. Se escolhermos um modelo de duas alças neste material, o efeito será ainda maior.

Também são materiais resistentes e duráveis, que, bem cuidados por fora, duram muito tempo.

Tanto as opções quanto às questões a serem consideradas são inúmeras e aqui resumimos apenas algumas. Mas as particularidades de cada projeto e a escolha adequada de sua torneira é o que fará do local em que vai ser instalada a melhor versão que sempre sonhamos.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page